EN | PT
October 8, 2012
ENASB Master Class (Évora) - 2012/Out/09

A gestão patrimonial de infraestruturas e o DL 194/2009 - uma oportunidade para a consultoria portuguesa

À medida que a infraestruturação do país atinge as metas de atendimento definidas no planeamento estratégico, é crescente a tónica a colocar na gestão sustentável e eficiente dos sistemas urbanos de água, sendo já grande o défice acumulado de manutenção e reabilitação dos sistemas e instalações mais antigos.É um desafio crescente: por um lado, as zonas urbanas estão em constante evolução e o planeamento dos sistemas deve procurar o melhor equilíbrio entre desempenho, custo e risco, no curto prazo como no longo prazo. Por outro lado, décadas de planeamento e projeto subordinados a prioridades ligadas sobretudo ao atendimento e à quantidade resultaram em problemáticas muito específicas que será necessário ir abordando e, quando necessário, invertendo.

A gestão patrimonial de infraestruturas (GPI) constitui uma atividade determinante para a garantia perene do cumprimento dos requisitos de qualidade do serviço que essas infraestruturas asseguram. Em termos práticos, a GPI estrutura práticas de gestão tradicionais, integrando-as nos princípios de gestão por objetivos e de melhoria contínua, e complementando-as com novas técnicas de análise, de comparação de alternativas e de comunicação entre as partes interessadas.

Organizada com o apoio da APESB e integrada na programação do 15º ENASB (Encontro Nacional de Saneamento Básico), a masterclass tem por objetivo apresentar e discutir com a comunidade técnica nacional ligada aos serviços urbanos de água, e muito especificamente os consultores e projetistas, o tema da gestão patrimonial de infra-estruturas e das oportunidades que uma nova tónica na gestão e exploração dos sistemas, nomeadamente com o enquadramento criado pelo DL 194/2009. A sessão introduz a metodologia AWARE-P para GPI e o software que suporta a sua aplicação.

Programa (.pdf)

Introdução à GPI (.pdf)

Introdução ao software AWARE-P (.pdf)

GPI - Desafios e oportunidades para a consultoria no setor (.pdf)

Backup do Exercício 1 (.zbf)

Backup do Exercício 2 (.zbf)